quinta-feira, 22 de julho de 2021

DA IMPORTÂNCIA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL PARA AS PMES

No dia 15 de Julho corrente ano participei do Webinar subordinado ao tema “Seminário Sobre Gestão da Propriedade Intelectual e Economias Criativas”. O mesmo foi organizado pela SECED Yethu, uma organização da Sociedade Civil Moçambicana cujo objectivo principal é a luta pela promoção do desenvolvimento sustentável de Moçambique a partir de um sistema de educação, formal e informal, que integra e valoriza a cultura local. Abaixo, o cartaz promocional: 


De acordo com os organizadores, o evento tinha como objectivo principal “contribuir para o reforço do reconhecimento e entendimento da aplicação e gestão da Propriedade Intelectual como factor de activação e de aceleração das economias criativas moçambicanas”. Para uma compreensão da vastidão de temas discutidos e respectivos oradores, reproduzo aqui o anúncio:


Durante os debates do painel 3 (Indústria da Moda: da activação da cadeia de valor em Moçambique ao impacto na economia nacional) os oradores convergiram no facto de que não tinham os seus direitos de propriedade intelectual, sobretudo marcas, registados por causa dos custos que isso acarreta, a burocracia envolvida, a necessidade de usar os ganhos que vão tendo para pagar as várias despesas que as suas actividades envolvem (salários, instalações, importação de matéria prima, etc, etc).

As justificações são válidas, mas fiquei com a impressão que muitas envolvidas em negócios (para evitar dizer empreendedores) não conhecem, pelo menos de forma como deveriam, a importância da propriedade intelectual para os seus empreendimentos/ projectos. Não estão consciencializados sobre a necessidade dos registos e como o uso estratégicos desses direitos pode alavancar os seus negócios.

A este propósito, Similoluwa Oyelude e Fidelis (Associados da empresa nigeriana G. Elias & Co.) publicaram em Abril de 2021 na revista Trademark Lawyer Magazine um interessante artigo intitulado “Dia Mundial da PI: Como as PMEs podem alavancar a propriedade intelectual para impulsionar o crescimento comercial: desafios e perspectivas”[1]. Nesse artigo eles reflectem sobre como as PMEs podem alavancar a PI como um impulsionador do crescimento comercial. Reproduzo abaixo uma parte significativa dessa reflexão:

“A PI é importante no dia a dia de qualquer negócio. Portanto, não é surpresa que as economias desenvolvidas e em desenvolvimento tenham demonstrado grande interesse na protecção de activos de PI. Se bem protegida e gerida:

1. A PI pode actuar como um catalisador para o desenvolvimento económico, bem como um impulsionador do crescimento comercial da entidade em questão. Se desprotegida, pode levar a violações de propriedade intelectual, perda de clientes, finanças, boa vontade e receita para a empresa em questão.

 2. A PI pode ser comercializada, licenciada e vendida por uma PME, criando assim fluxos de receita adicionais para essa PME. Marcas registadas, marcas de serviço, desenhos industriais e informações confidenciais, como receitas, métodos e processos de negócios, patentes / invenções, podem ser licenciados em consideração a pagamentos periódicos de royalties para a PME licenciadora.

 3. Os activos de PI de uma PME também a tornam atraente para os investidores em potencial. Isso ocorre porque os activos de PI aumentam o valor de uma empresa à medida que ela busca injecção de investimento, como tal, os activos de PI podem ser avaliados e listados como parte dos activos de uma PME.

 4. Um portfólio de PI bem administrado permite que uma PME obtenha altos retornos sobre os investimentos feitos em seus activos. A IP, de acordo com o Institute of Entrepreneurship Development, ajuda a estimular a inovação e o crescimento e auxilia na geração de visibilidade da marca, que por sua vez pode ser traduzida em maior rentabilidade para as PME em causa.

 5. A IP ajuda uma PME a estabelecer identidade corporativa e empresarial por meio de estratégia de marca. A IP também protege inovações por meio de patentes, modelos de utilidade e segredos comerciais. Isso é um acréscimo à capacidade do IP de ajudar a evitar que os concorrentes imitem os produtos ou serviços de uma PME.

 6. A PI permite que uma PME tenha exclusividade sobre a exploração de seus produtos inovadores, designs criativos e marcas, ao mesmo tempo em que cria um incentivo adequado para o investimento. Em suma, a PI, se adequadamente alavancada e bem administrada, agrega valor em todas as fases do processo de inovação e comercialização. A OMPI, em publicações, não fez segredo do facto de que a PI ajuda as PMEs a comercializar e construir suas inovações, posicionando-se de forma competitiva para negociar nos mercados globais e aceder ao conhecimento, redes, parceiros e novos caminhos comerciais”.




sexta-feira, 30 de abril de 2021

PANORAMA GERAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL EM MOÇAMBIQUE

No âmbito do Dia Mundial da Propriedade Intelectual, celebrado a 26 de Abril, Maria Augusta Raúl e Cláudia Mabone, colaboradoras da Braz & Associates, participaram de um programa televisivo na MediaMais TV, durante o qual falaram sobre a data e sobre a importância da propriedade intelectual para as pequenas e médias empresas. A conversa foi conduzida pelo jornalista Sansão Alfredo Júnior.

Aqui está o resultado:


quarta-feira, 28 de abril de 2021

NEW AND IMPROVED WEBSITE

While celebration the World Intellectual Property Day, we launches our new and improved website. Take a browse here https://baipa.co.mz

terça-feira, 27 de abril de 2021

CONHEÇA A EQUIPA DA BRAZ & ASSOCIADOS (VII)



Braz & Associados foi fundada em 2009 e este ano estamos comemorando nosso 12º aniversário. Somos uma empresa de Propriedade Intelectual com sede em Maputo, Moçambique.

Na Braz & Associados o nosso objectivo é oferecer serviços profissionais e personalizados aos nossos clientes.

A nossa vasta experiência e conhecimento no tratamento de detalhes criticamente importantes de registos de marcas, pedidos de patentes, anti-contrafacção e muito mais, permite-nos navegar com perícia no panorama regulamentar que é único em Moçambique.

Construímos nossa reputação como uma agência de Propriedade Intelectual comprometida e confiável em Moçambique nos últimos 10 anos. Olhando para trás, temos o orgulho do nosso percurso e de termos contribuído em alguns dos desenvolvimentos e eventos relevantes da PI no país. 

 


CONHEÇA A EQUIPA DA BRAZ & ASSOCIADOS (VI) - SÉRGIO BRAZ

 

Sergio Braz
SÉRGIO BRAZ
Sócio Fundador  e Agente Oficial da Propriedade Industrial
Sérgio é um dos nossos sócios fundadores e um dos primeiros Agentes de PI em Moçambique. Sua ênfase principal é em Propriedade Industrial, mas sua experiência se estende também ao seguinte: patentes, desenhos industriais, modelos de utilidade, nomes de domínio, processos judiciais, execução e resolução de disputas. Ele é especialista em pesquisa, compensação e depósito de marcas. Ele também aconselha e auxilia empresas e associados estrangeiros a obter protecção de direitos de PI em Moçambique. Recentemente, concluiu o mestrado em Direito Empresarial - Governo Societário pelo Instituto Superior de Ciência e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM). Em 2009 Sérgio recebeu o prémio do Instituto da Propriedade Industrial de Moçambique como o Agente Oficial da Propriedade Intelectual mais dinâmico da década. Quando Sérgio tem um momento para relaxar gosta de viajar, ler, actualizar o seu blog, entre outras actividades de lazer.

CONHEÇA A EQUIPA DA BRAZ & ASSOCIADOS (V) - HELENA NEL

 

Helena Nel
HELENA NEL
Sócia Fundadora
Helena é uma das nossas sócias fundadoras. Ela é uma advogada sul-africana com um diploma de LLB pela Universidade de Pretória e mudou-se para Moçambique há anos. Helena concentra-se em assuntos contenciosos e actividades de protecção de marcas, com particular ênfase no desenvolvimento de estratégias de negócios voltadas para o combate à imitação de produtos. Quando Helena não estiver protegendo marcas, você provavelmente a encontrará no campo de golfe ou em alguma galeria de arte.

MARCAS FRACAS VS. FORTES: COMO PROTEGER EFICAZMENTE A SUA MARCA NO IPI

  No registo de marcas, nem todas têm a mesma força. Marcas fortes oferecem proteção ampla e maior valor comercial, enquanto marcas fracas s...