sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

O QUE É TRADE DRESS E COMO ELE PODE SER PROTEGIDO?

 

O termo trade dress, geralmente traduzido como conjunto-imagem, pode ser definido como o conjunto de elementos que identificam e individualizam uma empresa, produto ou serviço. É o conjunto dos elementos visuais que identificam, individualizam e diferenciam um produto ou serviço dos da concorrência. A embalagem ou rotulagem de bens, a configuração do produto (o design de um produto), o sabor do produto, a cor de um produto, as latas e garrafas de bebidas, embalagens de produtos, caixas e recipientes de alimentos, os layouts e interiores dos restaurantes, lojas, entre outros. Ou seja, o conceito de trade dress tem evoluído bastante ao longo dos anos para uma noção aparentemente infinita

O trade dress é de extrema relevância para as empresas porque representa um poderoso meio de captação e fidelização de clientes. Bastante usado na área de design e comunicação, a imagem da marca ou de um produto/serviço é responsável pelo reconhecimento imediato quando comparada com outras semelhantes.

Para que o trade dress seja registado e protegido pelas leis de marcas, ele deve ser distinto e não funcional. Em Moçambique o Código da Propriedade Industrial (CPI) não trata especificamente deste tipo de protecção, mas uma interpretação extensiva do conceito de marca pode levar a isso, já que ele prevê a protecção como marca a combinação de vários elementos estéticos e visuais[1].

O significado de "funcionalidade". O trade dress é funcional e não pode ser protegido como uma marca se uma característica do trade dress for essencial para o propósito ou o uso do assunto ou se afectar a qualidade ou o custo do assunto. O princípio por trás da proibição do registo de características funcionais do produto visa incentivar a concorrência no mercado, não permitindo que um produtor ou fabricante controle ou monopolize uma característica útil do produto. Se um produtor ou fabricante deseja proteger uma característica utilitária do produto, ele deve solicitar o registo de um modelo de utilidade[2].

O design do produto nunca é inerentemente distinto, embora a embalagem do produto possa ser inerentemente distinta. Portanto, se um pedido for recusado com base no facto de que o design do produto é funcional, ele também deve ser recusado com base no facto de que não é distinto. Reivindicações de distinção adquirida ou significado secundário são irrelevantes se a marca de apresentação comercial for determinada como funcional. Se um examinador estiver avaliando o uso para o registo, as mesmas considerações são analisadas ao determinar se uma característica da apresentação comercial de um requerente é funcional. Essa determinação é uma questão de facto e os examinadores devem analisar a totalidade das evidências apresentadas em cada caso.

Cconsiderações a serem examinadas ao fazer uma determinação de funcionalidade:

·         A existência de um modelo de utilidade que revele as vantagens utilitárias do design em questão;

·         A propaganda do requerente que apregoa as vantagens utilitárias do design em questão;

·         Evidências apresentadas relativas à disponibilidade de designs alternativos; e

·         Evidências apresentadas que demonstrem se o design resulta de um método de fabricação comparativamente simples ou barato.

O segundo requisito é a distinção. Um requerente pode satisfazer este pré-requisito provando que a marca é inerentemente distintiva ou que adquiriu significado secundário com relação à aparência total do produto e não apenas às características individuais.

Ou seja, o trade dress deve apresentar uma configuração individualizada do produto/serviço, de tal sorte que permita identificar e diferenciar o produto ou serviço no mercado, não deve ser comum e utilizado por várias empresas, visto que elementos de uso comum não podem ser protegidos. Portanto, o trade dress deve se tornar tão distintivo que seja possível associá-lo imediatamente a determinado produto, estabelecimento ou serviço. Isso exige um substancial investimento em marketing e acções com o fim de criar e estabelecer algo atraia e fidelize os consumidores.

Deste modo, o que constitui a marca é o conjunto original e característico da forma das figuras e das letras utilizadas, pois as características de uso comum naquele segmento são impossíveis de serem utilizadas exclusivamente por um só concorrente, é necessário analisar essa diferença.

Ao avaliar a apresentação comercial da embalagem do produto (não aplicável à apresentação comercial do design do produto), um examinador determinará se a marca proposta é:

·         Uma forma ou design comum;

·         Única no campo em que é usada;

·         Um mero refinamento de uma forma bem conhecida de ornamentação; e

·         Capaz de criar uma impressão comercial além das palavras ou do texto.

Para estabelecer o significado secundário, um produtor deve provar que, na mente do público, o significado primário de uma característica do produto é identificar a fonte do produto e não o produto em si. Em outras palavras, deve ser demonstrado que os consumidores associam a apresentação comercial à fonte. Os seguintes factores serão considerados para o significado secundário: (1) tempo de uso; (2) sucesso de vendas; (3) valor gasto em publicidade; (4) evidência de pesquisa; e (5) cobertura da mídia não solicitada. Os requerentes enfrentam um ônus substancial para demonstrar a distinção.

Legalmente falando, não há diferença real entre uma marca e uma imagem comercial. A imagem comercial é um tipo de marca.

Se você estiver interessado em registar e proteger a sua imagem comercial, mas não tiver certeza se ela é distinta ou não funcional, entre em contato connosco para um aconselhamento adequado à sua necessidade.



[1] De acordo com a alínea i) do Artigo 1 do CPI, “marca é o sinal distintivo manifestamente visível, audível ou olfactivo, susceptível de representação gráfica, que permite distinguir produtos ou serviços de uma determinada entidade, dos produtos e serviços de outra entidade, composto nomeadamente por palavras, incluindo nomes de pessoas, desenhos, letras, números, forma do produto ou da respectiva embalagem”.

[2] O CPI, no seu Artigo 1, alínea l), define o Modelo de utilidade como sendo “a invenção que confere a um objecto ou parte deste uma configuração, estrutura, mecanismo ou disposição de que resulte uma melhoria funcional no seu uso ou fabricação”;

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