quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

NEW RATES FROM TODAY

The new fees to be charged by the Industrial Property Institute for the registration and maintenance of intellectual property rights come into force from today, February 28th. The new fees were approved by Ministerial Diploma nº 154/2023, of December 29th.

Do not hesitate to contact Braz & AssociadosBraz & Associados if you require additional information on the subject or require assistance with your intellectual property matters in Mozambique.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

GOVERNO APROVA AUMENTO DE TAXAS

Imagem retirada do google images.

Por intermédio dos Ministérios da Indústria e Comércio e da Economia e Finanças, o Governo de Moçambique aprovou por Diploma Ministerial nº 154/2023, de 29 de Dezembro, a actualização das taxas relactivas a pratica de actos referentes ao registo, manutenção e protecção dos diversos direitos de propriedade intelectual.

O recém aprovado Diploma Ministerial revoga o Diploma Ministerial nº 39/2017, de 15 de Maio, que aprovou as taxas actualmente em vigor.

 A primeira e mais notável constatação é a de que as taxas sofreram um elevado incremento, chegando em muitos casos a ordem de mais de cinquenta por cento dos valores em vigor. Nota-se, igualmente, a criação de novas taxas para actos que no actual regime são isentos. A título de exemplo, os pedidos de registo de marca passam a ser pagos em função da maneira como serão apresentados. Assim, passa a haver taxas para os pedidos de marcas a cores e pedidos de marcas a cores com reivindicação de cores. Outrossim, passa a haver taxa para a apresentação de carta de consentimento de uso dos sinais distintivos de comércio (procedimento útil para a resolução de casos de recusa provisória de pedidos de registo). Em relação as declarações de intenção de uso, passa a haver uma taxa para a apresentação da prova de uso da marca nos casos em que tal seja necessário.

 Outro exemplo de aumento exorbitante é em relação aos averbamentos. Com efeito, para a mudança de endereço, firma ou denominação social as taxas sofreram um incremento de mais de cem por cento, sucedendo o mesmo em relação a oposição aos pedidos de registos de Direitos da Propriedade Industrial e aos pedidos de extensão de prazo para a apresentação de oposição.

 As novas taxas entram em vigor a partir do dia 26 de Fevereiro de 2024. Dado o significativo nível de aumento das taxas, a Braz & Associados vê-se na contingência de proceder a alteração da sua tabela de custos para o presente ano por forma a acomodar a alteração ora surgida. Para mais informações sobre o assunto contacte-nos pelo info@baipa.co.mz.  


segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

REVISÃO DA ESTRATÉGIA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

Finalmente, após mais de cinco anos do término da sua validade, o Governo da República de Moçambique iniciou o processo de revisão da Estratégia da Propriedade Intelectual. A acção é liderada pelo Instituto da Propriedade Industrial (IPI) e o Instituto Nacional das indústrias Culturais e Criativas (INICC), instituições responsáveis pela administração dos direitos da propriedade industrial e dos direitos de autor e direitos conexos, respectivamente. Para o efeito, no dia 17 de Novembro de 2022 foi constituído e oficializado o Comité Nacional para a Revisão da Estratégia e elaboração da Política da Propriedade Intelectual, que inclui a Direcção Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique, o Departamento de Medicina Tradicional, a Universidade Eduardo Mondlane e a Universidade Pedagógica, para além dos já mencionados IPI e INICC.

O processo de revisão da estratégia da propriedade intelectual conta com a assistência técnica e financeira da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e prevê a realização de debates públicos junto das instituições de ensino, o sector privado e a Sociedade Civil.

Vale lembrar que a anterior estratégia da propriedade intelectual foi aprovada em 2008 e teve um período de validade de dez anos, ou seja, vigorou até ao ano de 2018, daí a necessidade da sua revisão.

  

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

REUNIÃO DE INTERACÇÃO ENTRE O IPI E OS AGENTES OFICIAIS DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL

O encontro teve lugar no dia 17 de Novembro corrente nas instalações do IPI e tinha como objectivo, para além da apresentação da nova Directora Geral, reflectir sobre a articulação entre o IPI e os AOPIs e a busca de soluções para resolver algumas questões que entravam o normal curso dos processos. Assim, foram discutidas questões como a apresentação de procurações nos processos de registo, o grande volume de oposições pendentes, alguma demora na entrega dos resultados de pesquisa, a realização da gala do IPI no próximo ano, entre outros assuntos.

 








quinta-feira, 2 de novembro de 2023

DA NECESSIDADE DO REGISTO DE MARCAS

Imagem retirada do Google images

Há uns dias participei num evento de empreendedorismo. Para além da sessão de apresentação de temas seguida de debate, havia em simultâneo uma exposição-venda de produtos e serviços.

Pelo que pude me aperceber, tanto durante a sessão como pela interacção que tive com muitos intervenientes pude constatar o seguinte:

A maior parte das empresas que participaram não tem conhecimento sobre a importância do registo de marcas de produtos e serviços, razão pela qual não registaram as suas marcas, ainda que já estejam no mercado há um tempo considerável (algumas empresas já actuam h amais de cinco anos!).

O branding[1] (design das marcas, empacotamento e apresentação) é muito fraco. Muitas embalagens têm etiquetas que mal se conseguem ler, quase todas têm em destaque o nome do produto, remetendo a marca para uma posição secundário e que mal se consegue vislumbrar, o design gráfico de algumas marcas dificulta a leitura da própria marca, o que é contraproducente, algumas marcas descrevem o próprio produto, o que em sede de registo seriam recusadas.

Esta não é uma crítica às pessoas ou empresas nessa situação, mas tão somente uma mera constatação dos factos. Até porque, a questão do registo de marcas, em particular, e da propriedade intelectual, no geral, é desconhecida da maior parte das pessoas.

De forma sucinta, e para o benefício de quem tenha interesse no assunto, deixo aqui ficar os seguintes pontos:

Benefícios do Registo de Marca

Possuir um registo de marca oferece várias vantagens, incluindo, mas não limitadas a:

a)  Garante que não haja marca copiada ou semelhante fazendo-se passar por seu produto ou serviço no mercado, eliminando assim a possibilidade de ter que refazer a marca;

b)      Aumenta o valor e imagem do negócio junto da opinião pública;

c)    Garante a segurança jurídica de sua propriedade da marca e seu direito exclusivo de usá-la em todo o   país em relação aos bens/serviços abrangidos pelo registo;

d)      A possibilidade de interpor uma acção relativa à marca no próprio Instituto da Propriedade Industrial  ou no Tribunal;

e)      A possibilidade de intentar uma acção por contrafacção e outras infracções de marcas junto do INAE (Inspecção Nacional das Actividades Económicas);

f)       Reduz significativamente os custos de aplicação (enforcement) dos direitos de marca;

g)      Fornece as ferramentas para evitar que alguém use sinais semelhantes e se aproveite do seu negócio.

h)      Assegura uma posição de negociação fortalecida.

 Como as Marcas Registadas Beneficiam o Seu Negócio

As marcas registadas são essenciais para as empresas, pois afectam significativamente a sua reputação e permitem que acumulem boa vontade (goodwill) ao longo do tempo. Isso é particularmente importante para, sobretudo para os produtos ou serviços que dependem muito das recomendações dos clientes. Garantir o registo da sua marca vai proteger o seu negócio e promover o respectivo crescimento.

Uma marca, que pode ser uma palavra, design, símbolo, frase ou slogan (ou uma combinação deles), diferencia os serviços ou produtos do seu negócio dos da concorrência. É um indicador da origem dos bens ou serviços, representando boa vontade (goodwill) e qualidade. Isso garante aos clientes que eles sempre podem esperar o mesmo alto padrão de serviços e produtos.

Todo o Cuidado É Pouco

Quando você está iniciando seu negócio e depois de gastar tempo e esforço consideráveis para lançar um produto ou serviço no mercado, a última coisa que você precisa é que alguém apareça e venda uma imitação barata do seu produto ou serviço e sequestre sua clientela. A realidade mostra que, infelizmente, há pessoas que aproveitam a boleia do sucesso alheio.

Por isso, não deixe a marca e a reputação do seu negócio desprotegidas. Proteja a sua marca e o crescimento e o sucesso futuros da sua empresa. Para o efeito, entre em contacto connosco pelo info@baipa.co.mz

Com a Braz & Associados você terá a garantia de um preço acessível, para um trabalho de primeira qualidade e uma explicação pormenorizada sobre por onde começar e qual é o processo.

 



[1] Branding é uma estratégia de gestão da marca, envolvendo todas as acções que têm por objectivo torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo facilmente reconhecida e admirada pelo público. Dito de outro modo, uma estratégia de marketing que consiste na gestão de todos os processos de criação, desenvolvimento e comunicação/ exposição da marca com o fim de granjear reconhecimento e prestígio e grande aceitação no mercado (tornar a marca popular e deixá-la na mente do consumidor).

GOOD EDITORIAL NEWS

 Hello there!

I am excited to let you know that my article entitled  "MOZAMBIQUE: Vienna Agreement Officially Enters into" was published on 1 November 2023 in the INTA Bulletin. Read it  here



IPI CELEBRA A 200ª EDIÇÃO DO BOLETIM DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL

Com a publicação da edição de 15 de Dezembro, o Instituto da Propriedade Industrial alcança a marca histórica de 200 edições do seu Boletim ...