segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

FAÇA A PESQUISA DE MARCA. É IMPORTANTE.

   

imagem retirada da internet 
Se você pretende registar a marca do seu produto ou dos seus serviços, é recomendável proceder a pesquisa de marca (conhecida como pesquisa de anterioridade) junto do Instituto da Propriedade Industrial (IPI) para apurar se a marca não se encontra já registada ou se não existe uma marca similar a sua, de modo que entre elas se possa estabelecer algum tipo de confusão. Caso uma dessas duas hipóteses se confirme, então é aconselhável criar uma outra marca para evitar que o seu pedido de registo de marca seja recusado, resultando na perda de recursos financeiros.

Realizar a pesquisa de marca é importante porque ela permite evitar conflitos legais. No caso de uma terceira parte sentir que o pedido de registo de marca ofende de algum modo a marca dela, ela irá certamente submeter uma oposição ao seu pedido de registo. Mesmo que não haja oposição por parte de terceiros, o próprio IPI poderá oficiosamente recusar provisoriamente o seu pedido. Em ambas situações, você terá que contratar especialistas do ramo para apresentar a defesa do seu caso, resultado em custos adicionais e longa demora no processo de registo da sua marca.

A pesquisa de marca é importante, também, porque ela pode fornecer-lhe uma visão abrangente sobre a concorrência existente no seu ramo de actividade, o que constitui um alerta sobre se há condições para avançar com o pedido de registo da sua marca o que, ao final, significa que ao optar pela pesquisa de marca você estará a proteger o seu investimento e a assegurar o sucesso do seu negócio.


Sem comentários:

A PESQUISA DE ANTERIORIDADE NO REGISTO DE MARCAS: POR QUE É ESSENCIAL ANTES DE SUBMETER O PEDIDO

A pesquisa de anterioridades no registo de marcas é um passo essencial para evitar recusas no IPI e conflitos com direitos anteriores. Antes...